quarta-feira, maio 08, 2019

Here you are, my Donkey Star| Aquí tienes, mi estrella de burro | Hier bist du, mein Eselstern | Вот ты моя ослиная звезда | 여기 있네, 동키 스타 | Itt vagy, a szamárcsillagom | Seo mise, mo Réalta Asail



Grandiosas saudações.

Eis que chegou o Dia Internacional do Burro… e o burro de tão feliz que está até já dança… e zurra :D :D

Para além de o Burro ser hoje a grande estrela do dia... e ser ainda um animal extremamente dócil, meigo e bonito, que vos posso dizer mais sobre ele?!

Posso dizer-vos que o BURRO é também conhecido ou popularmente chamado de JUMENTO, JERICO, ASNO (que deriva do latim asinu), BURRICO (que deriva do latim burricus), JEGUE (que deriva do inglês jackass), ou EQUUS AFRICANUS ASINUS (nome científico).

Posso dizer-vos ainda que os Burros são utilizados desde a Pré-história no meio rural como animais de carga, montaria, ou, para auxiliar nas tarefas agrícolas.

Em Portugal, tal como em alguns outros países como Angola, Moçambique ou Brasil, chamar alguém de BURRO é bastante pejorativo, pois significa que estamos a chamar essa pessoa de estúpida, ignorante e pouco inteligente… daí existir por exemplo a expressão brasileira – MAS QUE IDEIA DE JERICO, que é como quem diz - mas que ideia mais parva…

…e já que falamos em expressões, aqui ficam então mais algumas que certamente são conhecidas de todos/as vós, e que embora para algumas pessoas sejam tidas como depreciativas, eu pessoalmente confesso que as acho deveras engraçadas, para além disso, têm sempre o Burro como protagonista :) :D

“TEIMOSO QUE NEM UM BURRO” ... “DE CAVALO PARA BURRO” ... “BURRO QUE NEM UMA PORTA”... ou… “COR DE BURRO QUANDO FOGE” que na prática derivou da expressão - “CORRA DO BURRO QUANDO ELE FOGE”... e quem não conhece ainda o provérbio – BURRO VELHO NÃO APRENDE LÍNGUAS?!

E sim, haveria muitas mais expressões ou provérbios para vos dizer, mas por hoje creio que já chega.

Ok, mas o dia hoje não é só dos Burros, nada disso, afinal aqui não há descriminações, como tal, o dia é dos Burros... e das BURRAS :) e porque o dia também é delas, mas raramente delas se fala, aqui ficam algumas curiosidades :) ;)

Segundo se diz, CLEÓPATRA, última Rainha da Dinastia Ptolemaica, banhava-se em LEITE DE BURRA para prolongar a juventude da sua pele…

… mas esta não foi a única mulher poderosa, aficionada pelos banhos de leite de Burra, pois diz-se também que POMPEIA SABINA, segunda mulher do Imperador NERO, tinha para lá de 500 Burras destinadas, tão somente, a produzir leite para os seus banhos de beleza.

Para quem de momento se estiver a sentir tentada, ou tentado, a tais banhos… e não tenha quintal que chegue para alojar "tanta Burra", muito menos tenha tempo para as ordenhar, informa-se que podem adquirir de forma fácil e barata, um maravilhoso Sabonete de Leite de Burra da marca CONFIANÇA, marca Portuguesa nascida em Braga em 1894, e que foi adquirida pela ACH BRITO em 2008/2009. De salientar ainda, que estes belos sabonetes são feitos com respeito pelo método tradicional até aos dias de hoje.

Mais coisas… a marca PHILLIPPE by ALMADA, sediada no distrito de Santarém, apesar de ter nos seus produtos leite de Burra, garante que não há qualquer prejuízo para as burras, e que inclusive estimulam a manutenção e o desenvolvimento das suas cerca de 50 Burras Mirandesas :) :)

Outra marca Portuguesa que promete estar a incentivar e estimular a extinção das Burras, é a SKINSECRET, sediada no Funchal–Madeira, e que garante ainda que nenhum dos seus produtos foi, ou é, testado em animais :) :)

Para terminar, deixo-vos uma lista com várias espécies de burro, das quais algumas estão, infelizmente, à beira da extinção :(

BURRO MIRANDÊS (Portugal)

ZAMORANO-LEONÊS (Espanha)
BURRO ANDALUZ (Andaluzia - Espanha)
ASNO CATALÃO (Catalunha - Espanha)
MAJORERA (Espanha)

JUMENTO PÊGA (Brasil)

ASNO DE AMIANTA (Itália)
GRIGIO SICILIANO (Itália)
BURRO ALBINO (Itália)
PANTESCO ou ASINO DI PANTELLERIA (Itália)
ROMAGNOLO ou ASINO ROMAGNOLO (Itália)

ASNO SELVAGEM INDIANO (Índia)

BAUDET du POITOU (França)
PROVENCE DONKEY (França)
JUMENTO COTENTIN (França)
CORSICAN DONKEY (Córsega - França)
GRAND NOIR du BERRY (França)

PARLAG HONGROIS (Hungria)

IRISH DONKEY (Irlanda)

BURRO MALTÊS ou HMAR MALTI (Malta)

AMERICAN MAMMOTH DONKEY (EUA)

E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos como sempre tudo de mágico.

Elisabete, a Borboleta Despenteada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quais são as mais populares?!