sexta-feira, junho 26, 2020

VIAJANTE X


Grandiosas saudações.

É com grande prazer que vos dou a conhecer o último livro que ilustrei - “VIAJANTE X”, escrito por Ana Catarina Silva.

Na verdade este livro foi, e é, uma encomenda especial, que foi realizada para o pequeno Xavier… posso adiantar ainda que nesta pequena Edição de Autor, encontramos uma estória que relata as aventuras e desventuras do primeiro e entusiasmante ano de vida, deste menino pespineta, que começou agora a tactear o mundo.

O percurso foi longo e chegou a ser exaustivo, o que não significa que não tenha sido bastante prazeiroso.

Acrescento que com este livro fiz pela primeira vez, algo que nunca havia feito, e que confesso, não me imaginava a fazer... costumam dizer que há uma primeira vez para tudo, talvez seja verdade, às vezes basta que haja uma situação propícia a tal, e eis que… foi o que aconteceu neste caso e para esta encomenda em específico, e que me levou a dar por mim a ser ilustradora… a brincar de Designer e paginadora… e a acompanhar todo o processo de impressão… para no final chegar ao destino de forma empenhada e séria, embora com uma enorme inexperiência em todas as áreas já mencionadas, com excepção é claro, da ilustração.

No entanto, é de referir que não foi um caminho solitário, o que me leva a ter de deixar aqui um enorme agradecimento ao senhor Rui Belo, da milideias, exemplo vivo de enorme profissionalismo... e uma preciosa ajuda no processo de impressão do livro… por falar em impressão, mais um agradecimento ao senhor Rui, pois a impressão ficou i-rre-pre-en-sí-vel… aliás, asseguro-me a dizer que dos poucos livros que ilustrei, este é seguramente um dos melhores, senão mesmo o melhor a nível de qualidade e acabamento, o que me deixa também, enquanto Designer e Paginadora inexperiente, tremendamente orgulhosa.

Neste seguimento de agradecimentos, deixo ainda um enorme agradecimento à Ana Catarina…
- Obrigada Ana Catarina, e o obrigada não é só pela encomenda em si, mas porque acreditaste em mim e no meu trabalho, depositando-me em mãos tão cara tarefa.

Por fim, mas não menos importante, sendo que esta Edição de Autor (em capa dura e formato A5) não foi feita com o intuito comercial, e muito poucas pessoas vão poder contemplar o livro físico, aproveito para deixar aqui quatro fotografias…





Para além das fotografias, deixo-vos a ilustração da capa... assim como, uma espécie de testemunho visual, com alguns dos muitos estudos que precederam as ilustrações deste Viajante X... aliás, deixo-vos alguns dos estudos... e... as ilustrações finais que dizem respeito aos estudos aqui apresentados. Espero que gostem.

















Até mais, até lá, se vos for possível fiquem bem…

Elisabete, a Borboleta Despenteada

2 comentários:

Quais são as mais populares?!