sexta-feira, junho 26, 2020

VIAJANTE X



Grandiosas saudações.

É com grande prazer que vos dou a conhecer o último livro que ilustrei - “VIAJANTE X”, escrito por Ana Catarina Silva.

Na verdade este livro foi, e é, uma encomenda muito especial, realizada para o pequeno Xavier. Posso adiantar ainda que nesta pequena Edição de Autor, encontramos uma estória que relata as aventuras e desventuras do entusiasmante primeiro ano de vida, deste menino pespineta, que começou agora a tactear o mundo.

O percurso foi longo e chegou a ser exaustivo, o que não significa que não tenha sido bastante prazeiroso.

Acrescento que com este livro fiz, pela primeira vez, algo que nunca havia feito, e que confesso, não me imaginava a fazer. Costumam dizer que há uma primeira vez para tudo, talvez seja verdade, às vezes basta que haja uma situação propícia para tal, e eis que… foi o que aconteceu neste caso e para esta encomenda em específico, e que me levou a dar por mim a ser ilustradora… a brincar de Designer e paginadora… e a acompanhar todo o processo de impressão… para no final, chegar ao destino de forma empenhada e séria, embora com uma enorme inexperiência em todas as áreas já mencionadas, com excepção é claro, da ilustração.

No entanto, é de referir que não foi um caminho solitário, o que me leva a ter de deixar aqui um enorme agradecimento ao senhor Rui Belo da milideias, exemplo vivo de enorme profissionalismo... e... uma preciosa ajuda no processo de impressão… e já que falamos em impressão, mais um agradecimento ao senhor Rui, pois a impressão ficou absolutamente i-rre-pre-en-sí-vel, aliás, asseguro-me a dizer que de todos os livros que ilustrei e foram publicados até ao momento, este é seguramente um dos melhores, senão mesmo, o melhor a nível de qualidade e acabamento, o que me deixa também enquanto Designer e Paginadora inexperiente, tremendamente orgulhosa.

Neste seguimento de agradecimentos, deixo ainda um enorme agradecimento à Ana Catarina.
- Obrigada Ana Catarina, e o obrigada não é só pela encomenda em si, mas porque acreditaste em mim e no meu trabalho, depositando-me em mãos tão cara tarefa.

Por fim, mas não menos importante, sendo que esta Edição de Autor não foi feita com o intuito comercial, e muito poucas pessoas vão poder contemplar o livro físico, aproveito para deixar aqui quatro fotografias…



Para além das fotografias deixo-vos a ilustração da capa, assim como, uma espécie de testemunho visual com alguns dos muitos estudos que precederam as ilustrações deste Viajante X... aliás, deixo-vos não só alguns dos estudos, como também, as ilustrações finais que dizem respeito aos estudos aqui apresentados. Espero que gostem.


















Até mais, até lá fiquem bem…

Elisabete, a Borboleta Despenteada

2 comentários:

Quais são as mais populares?!