terça-feira, junho 07, 2022

A Estrela | The Star | Der Stern | L'étoile | 별 | スター | 星


Grandiosas saudações.

Aqui fica para vós mais uma das ilustrações que realizei há alguns meses atrás para o Número 13 da LEMON Magazine.

A fim de acompanhar o artigo “Mystic Women”, de Lara Franco Gomes, e tendo como base de inspiração a carta de tarô XVIIA ESTRELA, surge uma ilustração que embora ilustração, poderia ser também ela uma carta de tarô… ou… aquela que é a minha visão desta carta.

Para além do resultado final, deixo-vos também um dos estudos base.

Espero que gostem desta Estrela, donzela nua, mulher movimento, fêmea fecunda, estrela-guia.

...❤...


Até mais, até lá já sabem, desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada


quinta-feira, junho 02, 2022

Edição Limitada da ilustração - The Last Match Of The Box | Limited Edition of the illustration - The Last Match Of The Box | Illustration in limitierter Auflage - Das letzte Streichholz in der Schachtel | 한정판 일러스트레이션 - 상자 속의 마지막 경기 | Léaráid Eagrán Teoranta - An Cluiche Deiridh sa Bhosca


Mais uma edição limitada de impressões. Neste caso, falo de uma edição de 10 exemplares da ilustração – THE LAST MATCH OF THE BOX.

Impressões em formato A4 – 21cm x 29,7cm, sobre papel de 300 gramas.

Cada impressão custa 21€ (sem moldura), mas contém portes de envio já incluídos para Correio Normal Nacional.

Para outro tipo de envio, ou para outros destinos, o valor acresce.

Para adquirirem algum exemplar, ou tirar dúvidas, basta enviarem mensagem para  borboleta.despenteada@gmail.com

Até mais, até lá já sabem, desejo-vos tudo de mágico

 

Elisabete, a Borboleta Despenteada

terça-feira, maio 31, 2022

Edição Limitada da ilustração White Dress | Limited Edition of the illustration White Dress | Limitierte Auflage der Illustration White Dress


Mais uma edição limitada de impressões. Neste caso, falo de uma edição de 10 exemplares da ilustração – WHITE DRESS.

Impressões em formato A4 – 21cm x 29,7cm, sobre papel de 300 gramas.

Cada impressão custa 21€ (sem moldura), mas contém portes de envio já incluídos para Correio Normal Nacional.

Para outro tipo de envio, ou para outros destinos, o valor acresce.

Para adquirirem algum exemplar, ou tirar dúvidas, basta enviarem mensagem para borboleta.despenteada@gmail.com

Até mais, até lá já sabem, desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada

segunda-feira, maio 30, 2022

O Grande Limão | The Big Lemon | Le Gros Citron | Die Große Zitrone | An Líomóid Mhór | Den Stora Citronen | το μεγάλο λεμόνι


Grandiosas saudações.

Aqui fica para vocês mais uma das 6 ilustrações que realizei para este Número 13 da LEMON Magazine. Espero que gostem

A Lemon Magazine é uma Revista de Moda Infantil feita para mães modernas. No seu interior podem contar com muitas reportagens fotográficas giras, dicas, actualidades… algumas entrevistas… e outras demais surpresas.

Para saberem mais, ou adquirirem algum exemplar, basta seguirem o link:

https://mylemonmagazine.com/shop/

Até mais, até lá já sabem - desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada

segunda-feira, maio 23, 2022

Vamos Falar de Saúde Mental, na LEMON Magazine | Reden wir über psychische Gesundheit im LEMON Magazine | Let´s Talk About Mental Health, in LEMON Magazine


Grandiosas saudações.

Aqui fica para vós mais um pequeno “levantar da cortina”, acerca do interior da Edição PRIMAVERA, da LEMON MAGAZINE.

Hoje deixo-vos a ilustração “Quando o Pânico Ataca”, que acompanha a entrevista Let´s Talk About Mental Health, realizada por Lara Franco Gomes a Vera Machaz, acerca do projecto OFF!CINA. Já agora, se tiverem curiosidade espreitem o site desta OFF!CINA em:

http://www.offcina.pt/

Sobre o número 13 desta Revista  podem adquiri-la em formato físico ou digital, para tal, basta seguirem o link que aqui vos deixo:

https://mylemonmagazine.com/shop/

Informações adicionais sobre a revista:

Idioma – INGLÊS | Formato – 21cm x 28cm x 1,4cm | Número de páginas – 194



E por hoje é tudo.

Até mais, até lá já sabem - desejo-vos tudo de mágico 

Elisabete, a Borboleta Despenteada

segunda-feira, março 21, 2022

A cheirar a Primavera com a LEMON Magazine | Smelling the Spring with LEMON Magazine | Den Frühling riechen mit dem LEMON Magazin | Sentir le Printemps avec LEMON Magazine | 에서 봄을 느끼다



Grandiosas Saudações.

Saiu no dia 10 de Março, o Número 13 da LEMON Magazine, Edição Primavera, onde podem encontrar 6 ilustrações da minha autoria.

Para já, e de forma a aguçar-vos a curiosidade, deixo aqui uma dessas seis ilustrações, assim como, o processo pelo qual a mesma passou, que vai desde o primeiro esboço, até ao resultado final. Espero que gostem

Até mais, até lá já sabem - desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada




domingo, março 20, 2022

A Maria está de volta… em GIF | Maria is back… in GIF | Maria ist zurück… in GIF | Maria è tornata... in GIF


Grandiosas saudações.

A Maria, que em 2013 nascia, e entre outras demais coisas, ficava espantada com a chuva que fazia, chega a 2022 cheia de movimento.

Maria, primeiro desenho, depois personagem inquieta, com um temperamento que não cabia numa só ilustração, fez assim render uma série de várias ilustrações que muito mais tarde seriam também exposição.

Às vezes olho para trás, para coisas mais antigas que fiz, e na maioria dos casos penso que podia, ou devia, ter feito de forma diferente várias coisas… Ah, quantas coisas poderia mudar… céus, seriam muitas, mas passou o momento e apercebo-me de que já não faz muito sentido andar a refazer tudo aquilo, até porque se assim fosse, provavelmente passava a vida a refazer o que outrora fora feito, e então ficava ali, e só ali, numa espécie de círculo vicioso que não me deixaria avançar.

Creio que é preciso aceitar, que aquilo foi o nosso melhor naquele momento, que faz parte de um percurso e de um processo. Obviamente, nem sempre é fácil aceitá-lo.

Com a Maria é diferente, não sei explicar, há uma ligação e uma ternura para com a Maria que me deixa muito feliz perante o resultado obtido. Os anos passam, e o meu carinho por ela continua intenso e imenso.

Curiosamente acho que isso não aconteceu só comigo, pois a Maria é das poucas personagens que reúne consenso cá em casa, e pela qual todas as minhas manas têm uma afeição especial.

Talvez seja essa junção de génio forte e ingenuidade, que torna a Maria tão carismática aos nossos olhos… ou talvez seja outra coisa qualquer… não sei bem! O que sei com toda a certeza, é que às vezes tenho saudades da Maria, e a única coisa que lamento é não ter feito mais ilustrações com ela.

Há já algum tempo, estava a falar com uma das minhas manas e ela sugeriu de eu a repescar… “- Porque não pegas novamente na Maria?, porque não a animas?!”, perguntava ela… e ficou a ideia, a criar raízes… lentamente…

Há algumas semanas atrás sentei-me, deixei a ideia que tinha andado a criar raízes brotar… e a Maria conheceu o movimento perpétuo.

Das várias ilustrações que havia da Maria, animei duas. Uma delas podem-na encontrar no rosto do meu site, a outra, como já puderam ver mais acima, fica aqui. Encarem a que aqui deixo, como uma Maria espantada, mas feliz, com a chuva que se fez sentir neste início de Primavera.

E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos como sempre, tudo de mágico  

Elisabete, a Borboleta Despenteada

segunda-feira, janeiro 31, 2022

Envenenar o Planeta que nos alimenta, é envenenarmo-nos a nós mesmos | 私たちを養う惑星を毒殺することは私たち自身を毒殺することです | Empoisonner la planète qui nous nourrit, c'est s'empoisonner soi-même | Den Planeten zu vergiften, der uns ernährt, bedeutet, uns selbst zu vergiften

Grandiosas saudações.

Foi no passado dia 11 de Janeiro que se comemorou o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos no Brasil, e foi com o intuito de assinalar essa mesma data, que realizei esta ilustração para o site Mulheres Jornalistas.

https://mulheresjornalistas.com/dia-do-controle-da-poluicao-por-agrotoxicos/podcasts/charge/

Os chamados agrotóxicos começaram por ser utilizados para controlar pragas e doenças nas plantações agrícolas, mas o seu uso contínuo, e muitas vezes indiscriminado e abusivo, depressa começou a causar danos colaterais no solo, na água, no ar, nos consumidores... e na saúde dos trabalhadores agrícolas, uma vez que, uma grande parte dos agricultores não utiliza sequer o equipamento adequado de protecção.

Vários estudos revelam que o Brasil não só é o país que mais agrotóxicos consome, como é também, o país que consome os agrotóxicos mais nefastos. O sector agrícola é o que concentra a maior fatia, e o próprio governo brasileiro não só não faz nada para resolver esta situação, como inclusive, oferece estímulos fiscais a quem decidir utilizar agrotóxicos, (ou não tivesse o sistema político e a indústria, muito a ganhar com estas “gigantes”), fazendo assim, com que o Glifosato seja actualmente um dos pesticidas que mais brasileiros mata por intoxicação.

Importa referir, que o consumo prolongado de comida com excesso de agrotóxicos provoca problemas neurológicos, cancro e mal formações nos fetos em gestação.

Há muito se ouve falar do Glifosato da Monsanto, do Endosulfan da Dupont, da Syngenta, etc… gigantes contra as quais foram levantadas várias Petições e vários estudos ao longo da última década, isto já para não falar nos processos movidos contra a Monsanto.

Em 2016 com a aquisição da Monsanto, a Bayer transforma-se na maior agroquímica do mundo, e em finais de 2017 a Comissão Europeia dá luz verde para que o Glifosato seja utilizado durante mais cinco anos, isto, apesar de ter sido entregue uma Petição da AVAAZ com mais de um milhão de assinaturas, de cidadãos e cidadãs de toda a Europa, a pedir a sua proibição.

Entre 2017 e 2020 foram efectuadas várias auditórias aos Estados-Membros, e em Maio de 2020 foram apresentadas metas para uma redução de 50% da utilização dos pesticidas químicos... e... dos pesticidas mais perigosos. Mas como bem sabemos, da apresentação das metas à implementação das mesmas, vai outro enorme passo.

Os agrotóxicos são sem dúvida alguma um problema muito sério, problema esse, que está muito longe de se cingir a um único país.

Segundo dados da Plataforma Transgénicos Fora, da qual a Quercus é membro e parceira, em 2016 Portugal revelava uma contaminação descontrolada de Glifosato, com valores cerca de 20 vezes mais elevados que os detetados noutros países europeus... e… 260 vezes acima do que é permitido na água para consumo humano. O glifosato, para além de encontrado em análises feitas à urina e à água, foi também encontrado em análises de rotina feitas a alimentos, ao ar, ao sangue e ao leite materno.

Em Novembro de 2020, o parlamento Português aprovou a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), com uma proposta do PAN, que proíbe a comercialização para usos não profissionais de herbicidas contendo Glifosato. Votaram contra esta proposta o PCP e o PSD, abstiveram-se o Chega e a Iniciativa Liberal, votaram a favor o PAN, o Bloco de Esquerda e o PS, contudo, dada a falta de fiscalização, muitas são ainda as autarquias que utilizam o Glifosato em espaços públicos.

Além disso, o Glifosato "foi abolido" dos espaços públicos e foi proibida a venda para usos não profissionais, mas, as grandes indústrias não só podem, como continuam a usá-lo, permitindo desta forma que o Glifosato permaneça bem presente na nossa agricultura… e na nossa mesa.

Já no Brasil, a ANVISA não só não está a conseguir controlar a situação, como parece sucumbir cada vez mais ao lobby das indústrias, o que faz com que o Brasil tenha batido o recorde em 2021, ao liberalizar 562 agrotóxicos.

Vivemos num mundo cada vez mais cinzento e doente, onde até os alimentos de aparência saudável e robusta, estão cada vez mais envenenados.

Mas voltando à ilustração  deixo-vos para terminar, um pouquinho do processo pelo qual ela passou, assim como, o resultado final, que podem encontrar também no site "Mulheres Jornalistas", cujo link deixei mais acima.

Espero que gostem



Até mais, até lá já sabem, desejo-vos tudo de mágico 

Elisabete, a Borboleta Despenteada

Quais são as mais populares?!