sexta-feira, dezembro 31, 2021

Luz reconfortante


Que o vosso 2022 seja tão luminoso quanto reconfortante.
Até mais, até lá já sabem, desejo-vos tudo de mágico.

Elisabete, a Borboleta Despenteada

sexta-feira, dezembro 24, 2021

Boas Festas | Happy Holidays | ハッピーホリデー | Schöne Ferien | Laethanta Saoire Sona | 해피 홀리데이 | Счастливых праздников | Joyeuses Fêtes


Grandiosas saudações.

Só para vos desejar um Natal repleto de bons e doces momentos.

Que os vossos mais belos desejos se concretizem, não só neste Natal que já se revela, como no novo ano que em breve vai começar.

Haja força de vontade, saúde e muita criatividade. Haja trabalhinho remunerado, muita paz, muita paciência e muitíssima sapiência. Haja amor a rodos, muitos chocolates e muitos bolos.

Deixem-se contagiar pela felicidade, pelas luzes e pelas luzinhas, seja essa luz a dos enfeites de natal, ou, a da vossa chama interior… e… se ficarem com frio, que o calor da euforia, ou o que na lareira crepita, vos deixe - “quentinhos que nem ratos”.

Até mais, até lá, desejo-vos umas épocas Festivas cheias de magia


Elisabete, a Borboleta Despenteada

terça-feira, novembro 30, 2021

Da Liberdade à Escravidão | Von der freiheit zur sklaverei | From freedom to slavery | 자유에서 노예로 | От свободы к рабству | 自由から奴隷制へ

Grandiosas saudações.

No seguimento da minha colaboração mensal com o Site Brasileiro Mulheres Jornalistas, aproveito para partilhar aqui com vocês o processo, e a ilustração, deste mês que já finda.

A ilustração em causa vem a propósito do passado dia 20, data em que se comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra, a fim de encorajar a luta contra o racismo e a descriminação, assim como, relembrar-nos de todos os importantes contributos dados pela Cultura Negra no Brasil ao longo dos últimos séculos.

Da capoeira ao candomblé, do samba ao axé, passando pela culinária com a famosa feijoada, o vatapá, o caruru e o acarajé, (alguns de entre tantos outros pratos cuja longa lista não cabe aqui)... as influências dos cerca de quatro milhões de africanos que foram trazidos para o Brasil para serem escravizados são incontáveis, e passam também pela língua, que herdou deste povo palavras como – caçula, cochilar, moleque, xingar, samba, ou bunda…

A influência cultural africana é vastíssima e abrange todas as áreas da formação cultural brasileira, inclusive, festividades, religiosidade e música. Foram os africanos e os seus descendentes no brasil, que deram início ao carnaval de rua e à música popular brasileira, pelo que, se impera dizer, que o contributo deste povo é inegável para com a cultura brasileira, como tal, está na hora de lembrar, reconhecer e integrar o povo negro e a sua história, na história de todos.

Talvez o que nos impede enquanto seres humanos de ser mais tolerantes, seja essa insistente incapacidade de ver o outro nu, nu de rótulos de tom de pele, religião, sexo ou classe social.




E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada

terça-feira, outubro 26, 2021

Todas as crianças deviam ser selvagens | Alle Kinder sollten wild sein | 所有的孩子都應該是狂野的

Há qualquer coisa de maravilhoso em ser criança, talvez pela ingenuidade de se conseguir ver o mundo mais claro e mais leve, mais simples e mais justo. Há sim, qualquer coisa de maravilhoso nesse nosso estado mais primitivo e selvagem, onde ainda não se vislumbram muros de ódio, cobiça, ganância, preconceito e destruição… é sem dúvida uma passagem pela vida mais pura, mas que na maioria dos casos, e à medida que o tempo passa, se vai destruindo, ora de fora para dentro, ora de dentro para fora.

É tão curto esse tempo para se ser criança, e se ele já é curto, então porquê encurtá-lo ainda mais?! Deixem as crianças que vos rodeiam ser simplesmente crianças enquanto podem… deixem-nas sonhar… e amar… sem limites ou malícia.

O Dia da Criança, foi este o tema para a minha colaboração número três com o site - “Mulheres Jornalistas”, dia esse, que no Brasil é comemorado em Outubro.

Para verem a ilustração e lerem o texto que a acompanha no respectivo site, basta seguirem o link:

https://mulheresjornalistas.com/todas-as-criancas-deveriam-ser-selvagens/podcasts/charge/

Para terminar, deixo aqui o processo das venturas, e, eventuais desventuras, desse percurso criativo. Espero que gostem






E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos tudo de mágico

Elisabete, a Borboleta Despenteada

sábado, setembro 11, 2021

A Joaquina, todos os dias é Heroína | Joaquina ist jeden Tag eine Heldin | ホアキナは毎日ヒーローです


 

Grandiosas saudações.

A 3 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, já o Dia NACIONAL da Pessoa com Deficiência, esse, vai variando de país para país; em Portugal, por exemplo, a data comemora-se a 9 de Dezembro, enquanto que no Brasil a data é comemorada no dia 21 de Setembro, e é esta última data, a data que me trás até aqui.

A propósito do aproximar do dia 21 de Setembro, e da comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil, o Site Mulheres Jornalistas lançou-me o desafio de ilustrar algo relacionado com esse tema.

Que a pouco e pouco, possamos vivenciar uma Sociedade cada vez mais justa e mais INCLUSIVA.

Para verem esta segunda ilustração que fiz em colaboração com as “Mulheres Jornalistas”… e… para lerem o pequenino texto que a acompanha, basta seguirem o link:

https://mulheresjornalistas.com/a-joaquina-todos-os-dias-e-heroina/podcasts/charge/

Para além do resultado final, (que podem encontrar não só no link deixado mais acima, como aqui), deixo-vos também uma parte do processo, pelo qual, passou esta Joaquina Heroína.

Espero que gostem




E por hoje é tudo…

Até mais, até lá desejo-vos tudo de mágico  

Elisabete, a Borboleta Despenteada

quinta-feira, setembro 02, 2021

Limoeiros Imaginários | Imaginary Lemon Trees | Imaginäre Zitronenbäume


Grandiosas saudações.

Setembro inicia, para trás fica um Agosto bem amarelo, pelo sol, e pelos mais novos limões a preencher a parede da cozinha.

E lá estão eles, limoeiros que se espreguiçam como a imaginação. Têm ramos e raminhos que se alastram por um azul que não é o do céu, vestem-se com pequenas folhinhas, enfeitam-se de limões.

São os meus limoeiros imaginários, de folhas cujo tom e tamanho está longe de condizer com o das folhas dos limoeiros reais. Limoeiros imaginários, de troncos robustos e castanhos, que em nada conferem com os tons verdes dos limoeiros, sim, aqueles, os verdadeiros, que habitam já ali no quintal.

Dessa aventura que começou a giz, deixo aqui a documentação do processo… e… um agradecimento gigante à minha mana Marta, que está sempre aqui a apoiar no mês de Agosto, seja para pintar, (o mais que não seja o fundo, de azul), seja para segurar o escadote, dar força e fazer companhia… ou… para lavar pincéis. Muito obrigada querida maninha

Ups, já quase me esquecia da outra mana que andou por aqui, mas não esqueci, como tal - Obrigada também à menina Ângela, pela ajuda que deu nas limpezas... e a tapar buracos  Acho que posso dizer que fizemos uma belíssima equipa 


E por hoje é tudo… espero que gostem do que se segue.














Até mais, até lá, se possível, fiquem bem

Elisabete, a Borboleta Despenteada

Quais são as mais populares?!