terça-feira, 2 de abril de 2019

Digolinda, outrora Samambaia, fez-se livro | Digolinda, formerly Samambaia, became a book | Диголинда, ранее Самамбая, стала книгой | Digolinda, früher Samambaia, wurde zu einem Buch | Digolinda, ansyen Samambaia, te vin yon liv | Digolinda, áður Samambaia, varð bók | Digolinda, sebelumnya Samambaia, menjadi buku | Digolinda, 이전 Samambaia는 책이되었다. | Digolinda,原名Samambaia,成了一本書 | 以前はSamambaiaだったDigolindaが本になった



Grandiosas saudações.

É com enorme prazer que vos informo que a DIGOLINDA, outrora Samambaia, viu finalmente a luz do dia ao ser publicada pela Emporium Editora.

O lançamento do livro aconteceu em Águeda, no final de Fevereiro, mas só agora consegui algum tempo para deixar aqui uma anotação sobre este livro que ilustrei.

Como já disse mais atrás, o referido livro foi editado pela Emporium Editora, ilustrado por mim, e escrito pela Maria Helena Pires.

Sobre o livro que posso dizer-vos?!, Posso dizer-vos que nele habita a bela e verdadeira história de uma menina órfã dos Açores, que com obstinação, coragem, amor e dedicação, salvou dezenas de livros condenados a perecer na fogueira.

E porque hoje se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil, quer-me parecer que não há nada melhor para comemorar este dia, que um livro que nos relembra a importância de salvaguardar e preservar os livros... e por conseguinte... a/as história/s que estes albergam em si.

Assim sendo, de forma a aguçar-vos a curiosidade e a revelar-vos um pouco do processo pelo qual passou este livro, deixo-vos de seguida alguns dos estudos, experiências, ilustrações teste e ilustrações finais. Espero que gostem :)



















Sobre a referência feita no início, acerca desta Digolinda ter sido outrora uma Samambaia, tal menção deve-se ao facto de ser esse o título inicial da obra - Samambaia, mas que por motivos vários, já depois das ilustrações terem sido finalizadas e entregues, sofreu variadíssimas mudanças, mudanças essas que passaram não só pela mudança do título da obra em questão, como também pela própria estrutura de toda a história… acabando assim não só por serem anuladas várias ilustrações do miolo do livro, como foi inclusive, quebrada a sequência pictórica inicial…

…contudo, e apesar dessas ilustrações terem deixado de fazer parte do livro, para mim faz todo o sentido falar delas, pois elas podem até ter deixado de fazer parte do livro Digolinda, mas farão sempre parte da história que eu imaginei, planeei, esbocei, criei e executei, em extensão ao texto/história que me forneceram, portanto, acho que isso lhes dá o direito de serem tão merecedoras de serem divulgadas quanto as que do livro físico fazem parte :) ;)

Assim sendo, aqui ficam então algumas delas acompanhadas dos respectivos esboços que as precederam :)











Para finalizar, informa-se a quem tiver interesse em adquirir o livro, que podem fazê-lo através do Site da Editora... ou... através da WOOKAqui ficam os links:

EMPORIUM EDITORA

Informações adicionais sobre o livro:

- Capa mole sem badanas
- Número de páginas: 24
- Impressão a cores
- Dimensões: 22cm x 22cm
- Idioma: Português
...

E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos como sempre tudo de mágico :)

Elisabete, a Borboleta Despenteada

2 comentários: