terça-feira, abril 02, 2019

Digolinda, outrora Samambaia, fez-se livro | Digolinda, once Samambaia, becomes a book



Grandiosas saudações.

É com enorme prazer que vos informo que a DIGOLINDA, outrora Samambaia, viu finalmente a luz do dia ao ser publicada pela Emporium Editora.

O lançamento do livro aconteceu em Águeda, no final de Fevereiro, mas só agora consegui algum tempo para deixar aqui uma anotação sobre este livro que ilustrei.

Como já disse mais atrás, o referido livro foi editado pela Emporium Editora, as ilustrações são da minha autoria, e o texto é da autoria da escritora Maria Helena Pires.

Sobre este livro, que posso dizer-vos?!
Posso dizer-vos que nele habita a bela e verdadeira história de uma menina órfã dos Açores, que através da sua obstinação, coragem, amor e dedicação, salvou dezenas de livros condenados a perecer na fogueira.

E porque hoje se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil, quer-me parecer que não há nada melhor para comemorar este dia, do que, um livro que nos relembra a importância de salvaguardar e preservar os livros, e por conseguinte, a história, ou as histórias, que estes albergam em si.

Assim sendo, de forma a aguçar-vos a curiosidade e a revelar-vos um pouco do longo processo pelo qual passou este livro, deixo-vos em seguida alguns estudos, experiências, ilustrações teste… e ilustrações finais. Espero que gostem :) ;)



















Sobre a referência feita no início, acerca desta Digolinda ter sido outrora uma Samambaia, tal menção deve-se ao facto de ser esse o título inicial da obra - SAMAMBAIA, uma Samambaia que por motivos vários, e que me escapam, veio a sofrer, muito tempo depois de as ilustrações terem sido finalizadas e entregues, variadíssimas mudanças, mudanças essas, que passaram não só pela mudança do título da obra em questão, como também, de todo o texto, o que obviamente, acabou consequencialmente por mudar a estrutura da história, e que colmatou na anulação não só de várias ilustrações do miolo do livro, como foi inclusive, quebrada a sequência pictórica inicial, já para não referir um dos casos, em que chegou a ser imperativo refazer parte de uma dessas ilustrações, de forma a transformar em mulher o que outrora era um menino, ou caso contrário, a "velha" ilustração acabaria em absurda dicotomia com o novo texto.

Contudo, apesar dessas ilustrações terem deixado de fazer parte do livro, para mim faz todo o sentido falar delas, pois elas podem até ter deixado de fazer parte do livro Digolinda, mas farão sempre parte da “minha” Samambaia, a história que eu imaginei, planeei, esbocei, criei e executei, em extensão ao texto/história que me foi dado, portanto, acho que isso lhes dá o direito de serem tão merecedoras de serem divulgadas, quanto as que hoje, do livro físico fazem parte :) ;)

Exposto tudo isto, aqui ficam algumas dessas ilustrações devidamente acompanhadas dos esboços que as precederam.











Para finalizar, informa-se a quem tiver interesse em adquirir o livro, que podem fazê-lo através do Site da Editora... ou... através da WOOKAqui ficam os links:

EMPORIUM EDITORA

Informações adicionais sobre o livro:

- Capa mole sem badanas
- Número de páginas: 24
- Impressão a cores
- Dimensões: 22cm x 22cm
- Idioma: Português
...

E por hoje é tudo.

Até mais, até lá desejo-vos como sempre tudo de mágico :)

Elisabete, a Borboleta Despenteada

2 comentários:

Quais são as mais populares?!